sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sociedade dos poetas mortos

Dissertação sobre o filme: Sociedade dos poetas mortos
O filme narra a história de um professor de Literatura, numa escola preparatória para jovens na qual predominam valores tradicionais e conservadores traduzidos em quatro pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.
Uma escola onde o autoritarismo é a base do poder para fazer dos alunos modelos para uma sociedade que vigora e honra disciplina e acima de tudo status.
É um filme marcado por cenas de violência simbólica, todo o ensino gira em torno de um currículo fixo, regras, notas, avaliações, autocensura presente no ato de ler, o professor que quer silêncio e proíbe a busca, um clima pesado de uma escola manipulada pela elite.
A violência simbólica também se mostra presente na família do personagem “Neil Perry”, quando o pai o proíbe de dedicar-se à arte do teatro. Essa violência está presente também na submissão da mãe que é obrigada a ficar calada enquanto o pai o ameaça de mandá-lo para a escola militar.
Nessa instituição fica evidente o pensamento de Bourdieu em sua obra de 1970: “Toda ação pedagógica é, objetivamente, uma violência simbólica.”(p.86) e “Assim, todo sistema de ensino institucionalizado visa em alguma medida realizar de modo organizado e sistemático a inculcação dos valores dominantes e reproduzir as condições de dominação social que estão por trás de sua ação pedagógica.”(p.87)
Esse clima de instituição que luta contra o “pensamento livre” é quebrado com a chegada do professor de Literatura, que através da poesia revoluciona os métodos de ensino, fazendo seus alunos “pensarem por si mesmos” sem manuais ou lições de moral tornando-os mais autônomos. Fazendo ressurgir a “Sociedade dos poetas mortos”, estimulando ações e pensamentos, eles passam a não pensar mais como a instituição e começam a produzir versos, ler poemas e a refletir sobre suas paixões individuais.
Segundo os pensamentos de Gramsci, essa escola é formada por “intelectuais orgânicos, cuja função é fazer com que todos pensem com a cabeça da classe dominante. Esta é a fonte da persuasão, do convencimento, enfim da classe burguesa.”. Um local como esse nos remete a um ambiente fechado, com regimentos fortes e invioláveis, insensível ao ser humano, levando a um mundo cada vez mais individualista. Em contrapartida, o filme evidencia também, outro tipo de escola: aberta, onde todos têm acesso, com regras flexíveis, contrária à educação tradicional do enredo (onde os alunos estudam mais, pois têm aulas no período da manhã e tarde e ainda formam grupos de estudos à noite). São escolas diferentes, educação diferente, a burguesia tem o domínio porque estuda mais, tem mais qualidade de ensino, por isso, segundo Bourdieu, não há possibilidade de uma batalha de ideias, porque o capital cultural da classe trabalhadora não pode ser equiparado com o da burguesia, portanto não há possibilidade de conquista da hegemonia


Edna Maria de Souza
RA: 1012930

Um comentário:

  1. Eu gostei muito deste filme Sociedade dos poetas mortos.Um filme que mostra como era nossa sociedade antigamente.Pelos menos um pouco ela melhorou.

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