quarta-feira, 14 de julho de 2010

NEOLIBERALISMO



Neoliberalismo


Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Devendo haver total liberdade de comercio, pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Surgiu na década de 1970, através da escola monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.
Milton Friedman: um dos idealizadores do neoliberalismo

Características do Neoliberalismo (princípios básicos):- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;- política de
privatização de empresas estatais;- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;- abertura da economia para a entrada de multinacionais;- adoção de medidas contra o protecionismo econômico;- desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;- diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;- posição contrária aos impostos e tributos excessivos;- aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;- contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;- a base da economia deve ser formada por empresas privadas;- defesa dos princípios econômicos do capitalismo.
Pontos positivos :Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem.
Críticas ao neoliberalismo :Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as
empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.
Nessa economia competitiva ,somente uma mistura de habilidade e sorte individuais poderá determinar a posição das pessoas na escala de rendas e riquezas,onde as causas da desigualdade são atribuídas a sorte e não as condições estruturais da sociedade, que surgem do modo de produção capitalista.Acreditam que não há igualdade social,pois todos os seres são desiguais e não aceitam nada que possa arriscar ou mudar essa ordem ‘natural das coisas’.Para demonstrarem que são bonzinhos e acalmar a população faminta e revoltada com a pobreza e desigualdade social ,a classe dominante juntamente com apoio do Estado( que existe somente para atender os interesses da classe dominante)monta instituições e fundações de beneficência e caridade para mostrar sua generosidade privada.
No Neoliberalismo há um modelo totalmente individualista onde ocorre uma guerra de todos contra todos ,onde ao invés de usar armas para eliminar o inimigo,usam o mercado para submeter-lo ,assim não há dor na consciência pois o que se cumpre é a lógica da natureza : O que vence é o mais capaz.

Bibliografia
WWW. suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.
Bianchetti,Roberto G.Modelo neoliberal e políticas educacionais.3ª edição.São Paulo:Cortez,2001.
CLHILYANE SANTOS RA.1014278

Nenhum comentário:

Postar um comentário