sábado, 10 de julho de 2010

Antígona de sófocles

Peça apresentada em Atenas no ano de 441 A.C escrita por Sófocles.
Esta é uma das mais célebres tragédias gregas. "Antígona" é uma peça de fortes contrastes. Onde convocar forças para derrubar o tirano quando cidadãos respeitáveis calam? Sófocles coloca em cena uma mulher sem partidários, sem exército, sem nada. Antígona abala a tirania sozinha numa sociedade em que a vida pública era de exclusiva competência masculina.
A protagonista é filha de Édipo e Jocastra e sobrinha de Creonte irmão de Jocastra.Apos a morte do pai Édipo ela retorna a Tebas com Ismene sua irmã, onde seus dois irmãos Éteocles e Polinices disputavam a sucessão do pai Édipo ao reinado da cidade, combinaram que se revezariam a cada ano, mas, após o primeiro ano Etéocles não quis ceder a Polinices o trono, que com rancor buscou ajuda ao rei na cidade de Argos rival de Tebas, os dois lutaram e um matou o outro, então Creonte se torna rei de Tebas, após assumir o poder proíbe o sepultamento de Polinices, por ter lutado contra Tebas e funeral de honra a Etéocles e seria condenado à morte quem o desobedecesse, porem Antígona resolve ir contra a lei, enfrenta os soldados que vigia o corpo do seu irmão, e realiza o sepultamento.
Antígona representa a lei divina e Creonte a lei dos homens. Antígona infringe o decreto de Creonte por entender que há uma lei universal que transcende o poder de um soberano, que existe uma lei antiga e natural que diz respeito a um mínimo de dignidade que um ser humano merece independente de culpa. Representando o poder Creonte fez o que um governante faria cumpriu a lei, homenageou o herói e puniu o traidor, condenou Antígona independente de suas crenças pessoais.
Com autoridade tirânica Creonte não consegue se retratar a tempo para evitar uma tragédia, que, o prejudica severamente. Antígona é condenada a própria morte e com isso Hêmon noivo de Antígona e filho do rei Creonte, se mata ao vê-la morta, que provoca a morte de Eurídece mãe de Hêmon e esposa do rei.
O choque entre os pontos de vista de Antígona e Creonte leva uma reflexão sobre a relatividade das coisas em geral e principalmente daquilo que é moral, justo, e conseqüentemente legal.
Na tragédia grega Antígona, Sófocles leva o espectador ou leitor a uma reflexão profunda acerca de diversos temas que fazem parte da vida dos seres humanos como: religião, política, direitos, diferenças entre gêneros, e principalmente, a moral, destacando que as ações morais são irreversíveis.
O grande ponto que chama atenção na peça além da coragem de Antígona de enfrentar a lei do estado sendo comparada revolucionária feminista, numa cidade dominada pelo machismo, é também a tomada de decisão e a coragem de fazer justiça mesmo sabendo que isso lhe causaria à própria morte.
Se gostaram e desejarem entender melhor a peça acesse o moodle na diciplina de língua portuguesa está disponivel em pdf todas informações, eu gostei muito.um abraço BELARMINA TRINDADE PESSOA NETA RA=1012594

Um comentário:

  1. Boa tarde pessoaL
    Segue ai atividades gratuitas
    Estou deixando aqui um lembrete sobre as palestras que acontecerão no
    Instituto Pensarte na proxima quinta feira dia 15-07-2010 as 20hs.
    Para os alunos da faculdade Sumare, que precisam de horas atividades é so solicitar na portaria o comprovante de presença com o Sr. Flavio Cesnik, ou Luis

    Instituto Pensarte
    Alameda nothmann, 1029
    Campos Elisios
    tel: 38282550
    www.pensarte.og.br

    ResponderExcluir