quarta-feira, 21 de julho de 2010

Histórias

Histórias Infantis

Dia 18 de abril é o dia do livro, comemora-se neste dia porque foi o dia do nascimento de Monteiro Lobato um grande escritor brasileiro. Foi ele quem escreveu o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Objetivo:

. Despertar o prazer da leitura,

. Estimular a criatividade e imaginação,

. Desenvolver a expressão oral e corporal.

Despertando o gosto pela leitura;

A criança que desde pequena tem contato com livros, pode levá-la a um bom aprendizado escolar.

Temos que deixá-las manusear os livros, hoje já existem diversas formas de livros, para os bebês, podemos escolher livros de tecido, plástico, etc., com uma faixa etária um pouco maior temos os só ilustrados para que a criança crie sua própria história, os ilustrados com textos breves, e letras grandes para facilitar o processo de aprendizagem da leitura, etc.

Não podemos associar o ato de ler a uma obrigação ou castigo, porque isso pode afastar a criança do processo de leitura, devemos orientar as crianças a cuidarem dos livros e sempre que pudermos presentearmos uma criança com um livro.

Como trabalhar a literatura infantil:

Trabalhar com histórias permite a criança viajar no mundo da fantasia lhe propiciando bons momentos e novos conhecimentos.

Podemos fazer a leitura do livro e ao término este livro pode ser passado de mão em mão para que todos possam ver e manusea-lo, podemos entreguar um livro para cada criança e permitir que eles troquem de livros, para que haja interação entre eles.

Para se contar uma história, a professora pode sair da sala e levá-las a um local ao ar livre, ou à biblioteca, deixando-os bem à vontade. Não podemos esquecer de dizer o nome da história, mostrar a capa, os personagens que contem a história e sempre mostrando as figuras.As histórias podem ser dramatizadas, as crianças serão os personagens e contarão a história cada uma do seu modo.

Como escolher a história:

É importante escolher a história para a faixa etária das crianças porque temos que tomar cuidado com a linguagem do livro, o conteúdo e as imagens.

Como apresentar a história:

A apresentação deve ser variada, usando o livro e outros recursos para que a história possa despertar maior interesse entre eles.

Ex:

-Projeção de transparência, data show, flanelógrafo, teatros, história com interferência (a professora narra a história e a criança faz os gestos e sons), cineminha, gravuras e história gravada.

Entre diversas histórias temos as fábulas elas apresentam claras e boas lições, tornam as idéias do bem e do mal de comportamentos sábios ou tolo, concretas, de maneira bem firme e conveniente, para que sejam entendidas e relembradas.

Os personagens em geral são animais, os textos são curtos, breves e contendo uma lição.

A fábula da Cigarra e a formiga por exemplo, nos mostra que devemos trabalhar a tempo, para que não nos falte o sustento.

Este projeto nós trabalhamos com as crianças no primeiro semestre deste ano e foi uma ótima experiência, por isso estou deixando um resumo para compartilhar com vocês que já trabalham com educação infantil e também para quem pretende trabalhar com crianças.

Adriana P. Santos da Silva – RA 1012071

Nenhum comentário:

Postar um comentário