domingo, 18 de julho de 2010

Artesanato da África do Sul:um meio de sobrevivência

Boa tarde!

Gostaria de falar um pouco sobre o artesanato da África do Sul, que foi um tema muito bom de trabalhar, pois mostrou que este país é muito carente e com pouco investimento social. Mas apesar de todo sofrimento que este povo passou e infelizmente ainda passa, sempre se mostram de forma alegre e superando suas dificuldades.

A África do Sul é um país onde 60% da população sofre com o desemprego, com isto os sul-africanos encontram no artesanato um meio de sobrevivência.
Através do desenvolvimento de projetos, a qualidade de vida das mulheres artesãs mudou muito, pois desenvolvem um trabalho, o artesanato sul-africano que é bem diversificado, pois apresenta muita riqueza cultural em razão das produções feitas a partir de materiais próprios da região, extraídos da natureza. É reconhecida mundialmente em virtude de suas belezas e estilo próprio, a qualidade de vida dessas mulheres artesãs mudou muito, pois desenvolvem um trabalho digno capaz de sustentá-las.
Com uma bandeira de cores fortes e desenho marcante, estes são aproveitados e valorizados nos artigos produzidos manualmente, como bijuterias, chaveiros, enfeites de cozinha, vasos, objetos de decoração, potes, etc.
Alguns projetos são desenvolvidos no país a fim de promover a melhora da qualidade de vida de parte da população carente, aumentando a fonte de renda das famílias. Através deles, tradições artesanais são passadas de geração em geração, onde crianças aprendem a confeccionar bolsinhas e pequenas cestas, feitas de palha de palmeiras ou matérias-primas da cultura indígena; que, ao serem vendidas, proporcionam o ingresso dessas crianças nas escolas, através do fruto do próprio trabalho. Alguns objetos demoram cerca de um mês para serem produzidos pelas mãozinhas infantis.
Outro projeto social trabalha na produção de anjos, de todas as formas e materiais, como: chaveiros, brincos, colares, estatuetas e cartões. O projeto oferece apoio à educação, onde crianças e jovens são orientados contra a criminalidade, tendo os anjos como símbolo da paz. Através do trabalho são desenvolvidas competências a fim de torná-los capazes de se sustentar, melhoria da qualidade de vida e redução da criminalidade.
Com folhas de palmeira, encontradas abundantemente na região, confeccionam cúpulas de abajures, pois as mesmas são bem flexíveis e duráveis. A produção dessas peças surgiu através de um projeto que visa reorientar mulheres que têm talento artístico e que ficavam ociosas nas zonas rurais. O projeto tem como objetivo fortalecer a fonte de renda dessas pessoas, através da venda dos artigos fabricados.
São produzidos também artigos natalinos, enfeites para árvores de natal feitos com pedrarias e miçangas, anjos, medalhões, sinos, vendidos em pacotes com várias unidades. Os presépios fogem às regras tradicionais do mundo, onde os personagens são negros e os animais presentes são a zebra e a girafa.

Elaine Gomes de Souza – RA 1014833

Nenhum comentário:

Postar um comentário