quarta-feira, 14 de julho de 2010

História das religiões






Boa noite!



Gostaria de falar sobre um tema que foi objeto de muitas leituras durante minha graduação em História: a origem e os fundamentos do cristianismo na sociedade ocidental, com base na linha de estudos da História das Religiões. Esta área de pesquisa trabalha com o estudo das religiões de maneira histórica, procurando perceber qual o papel do fenômeno religioso dentro da sociedade.

Dentro deste tema, aprofundei leituras sobre a figura de Maria Madalena, que foi tema central de uma pesquisa que desenvolvi.

Maria Madalena é uma figura central na constituição do cristianismo primitivo: por volta do séc. II, as comunidades cristãs cresciam e viviam um momento de grande expansão. Apesar de silenciadas e excluídas da história e do cânon bíblico, as mulheres foram parte fundamental neste processo de solidificação do movimento cristão.

Pelo que se sabe pelos escassos registros sobre Maria Madalena, ou Maria de Mágdala (Mágdala é o nome de sua cidade de origem), é que trata de mulher solteira que ao ser convertida, abandonou sua cidade para seguir o movimento cristão primitivo.

Apesar de os registros bíblicos ignorarem a atuação de mulheres, outros documentos históricos, como os "evangelhos apócrifos", relatam e comprovam a participação do gênero feminino. Estes "evangelhos apócrifos", são escritos cristãos que datam dos sécs. II a IV d.C, que foram encontrados em Nag Hamadi, no Egito em 1945. São escritos ricos em personagens, elementos e detalhes que remontam ao período crucial para a definição das práticas religiosas cristãs.

Segundo Bourdieu em sua obra "A dominação masculina" (1991), é no interior das grandes instituições, como as religiões, que a dominação masculina se construiu e se manteve durante os séculos, porém que deve-se sempre procurar dentro do sistema de agentes e instituições históricas, as variantes que possam demonstrar que as relações de gênero procuraram por alternativas e que não somente existiram diferentes formas de atuação dos sexos, como também, as mulheres, puderam exercer um papel ativo e de forma igualitária ao homens em algum momento de uma sociedade específica.

Enfim, este tema rende inúmeras discussões e este foi apenas um princípio de onde se pode refletir sobre as relações entre homens e mulheres, e como, através de escritos que datam do séc. II, por exemplo, podemos perceber inúmeros elementos que nos ajudam a compreender a sociedade em que vivemos hoje.




Tatiana Kiyomi Moriya - RA 1014203






Um comentário:

  1. muito boa a postagem, é sempre muito bom termos mais conhecimentos sobre a história.

    Arlete RA1012757

    ResponderExcluir