segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pedagogo em Centros-Culturais

O centro cultural tem a responsabilidade de repensar sua identidade sociocultural, estruturando-se como espaços de vida. Tendo uma pratica educativa disposta a receber a todos independente de sua cultura e condições econômicas. Sendo entendido como um lugar que estabelece relação entre o homem e seu patrimônio histórico. Oferecendo a seu publico a compreensão e interpretação do mundo vivido e da importância do conhecimento de saberes para o mundo que se transforma de conformidade com as idéias da classe dominantes, idéias as quais se modificam de acordo com o momento histórico.
O pedagogo tem que pensar na educação sempre voltada para a conquista e fortalecimento da cidadania. Fazer com que o publico a medida que vão tendo acesso ao saber, relacione esse saber ao exercício de pensar, refletir, criar e recriar condições indispensáveis ao desenvolvimento de sua autonomia. Possibilitando um processo pelo qual seu saber adquirido se constrói e assim vai aprendendo a conhecer o mundo. Uma educação para a liberdade diferente do processo de aprender e repetir informações.
Precisamos de uma educação nos centros culturais voltadas para o interesse da maioria e não somente do grupo que tem o poder econômico. É necessária a inclusão da criança pobre que divide seu tempo a seus irmãos mais novos e ver nos centros culturais uma realidade totalmente diferente da sua realidade, os assuntos que ver nos centros são muitas vezes desconhecidos a ela, pois nem ouviu falar desse assunto em sua escola.
Uma maneira de fazer com que a população de baixa renda freqüente os centros culturais e museus, seria torná-los conhecidos através das escolas. A escola levaria grupos para ter contatos mais íntimos com centros culturais para perceberem o tanto de cultura e educação que tem lhes a oferecer.
A atuação do pedagogo em centros culturais é coordenar os projetos sempre voltados a educação e cultura. O pedagogo desenvolve várias praticas educativas, tais como: oficinas de férias, programas para a família, ateliês, salas de descobertas, jogos, filmes, criação de sites institucionais que da a oportunidade de trocar, com os professores, reflexões sobre a educação. Fazendo do centro cultural um espaço de socialização e aprendizagem, tendo o compromisso de garantir o acesso ao conhecimento produzido historicamente pela humanidade, uma prática para a cidadania formadora de indivíduos críticos, criativos e autônomos, capazes de agir no seu meio e transformá-lo.
O pedagogo tem que se interessar tanto em administrar como conservar a informação de cada projeto, além de organizar novas maneiras de como passará informações por meio da preparação de discursos expositivos e estratégias pedagógicas. Através dessas ações, o pedagogo vai auxiliar na construção de referencias para compreender os processos didáticos que ocorrem dentro do centro cultural.
Os programas educativos, assim como no museu, podem ser desenvolvidos nos centros culturais, já que os dois têm o compromisso de difundir cultura, juntamente com uma integração com a escola ou instituições sociais. Pois através desses divulgadores de cultura, pode ser transmitidas a educação, não a educação voltada para o trabalho mas uma educação voltada a formar seres conscientes e críticos, investigando o funcionamento das exposições enquanto estímulos mais ou menos adequados para modificar o comportamento e facilitar a aquisição de conhecimentos.
È interessante que os centros culturais reconheçam opiniões de seus visitantes e professores para poder analisar como os conhecimentos foram adquiridos por seus visitantes, verificando que poderia ser modificado dentro dos centros culturais para melhor atender seus visitantes, aproximando-se mais da experiência e convivência de seus visitantes.


Stephani Ricaldoni de Ornelas
RA: 1012747 Turma b

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