segunda-feira, 12 de julho de 2010

Educação e Mudança.

No decorrer desta história podemos desenvolver e refletir o grande trabalho de um dos mais famosos e persistente homem que lutou por melhorias transformações e igualdade na educação ,sem medo de propor uma revolução em sua época.
A fim de conseguir melhorias nas condições de estudo e uma grande mudança para as classes menos favorecidas, Paulo Freire acreditava e incentivava a valorização dos educadores, pessoas na qual atuam como agentes desta transformação e que para isso se faz necessário salários dignos e condições adequadas de ensino, ou seja, não se pode falar destes dois ítens sem falar de política, assunto intimamente ligado.
Quando falamos em compromissos definimos ,ação e reflexão,atributos que os educadores necessitam,para o agir transformador,o poder de mudar o mundo e não aceitar o que a sociedade nos impõe e sim lutar por transformações que somente o homem pode fazer.
Percebemos que para tudo isso se realizar é necessário o reconhecimento de que o homem é um ser inacabado e que educar-se é indispensável a cada dia,uma tarefa individual e deve ser permanente ou seja,a visão de que a troca de conhecimento constante é a base de tudo,que não há saber absoluto e que relacionar-se com o mundo e com pessoas é a esperança de uma mudança eficaz.
Não podemos deixar de enfatizar que as necessidades de mudança de um lugar são diferentes de outros,tornando então trabalho de tentativa de cópia ou imitação de outras sociedades culturais , entre outros.
Necessitamos das massas ''população'',reivindicando seus direitos,participando do processo de mudança,porém,ainda se mantém o conceito de educação vertical,na qual o professor continua sendo o ser superior ,detentor de todo conhecimento e que ensina aos que não sabem.

2 comentários:

  1. Educação e Mudança foi escrito por Maria Ivone de Barros RA 1012740.(Professor Cleiton esqueci de colocar o meu nome acima no tema).

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  2. Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Devendo haver total liberdade de comercio, pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
    Surgiu na década de 1970, através da escola monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.



    Características do Neoliberalismo (princípios básicos):

    - mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
    - pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
    - política de privatização de empresas estatais;
    - livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
    - abertura da economia para a entrada de multinacionais;
    - adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
    - desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
    - diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;
    - posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
    - aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;
    - contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;
    - a base da economia deve ser formada por empresas privadas;
    - defesa dos princípios econômicos do capitalismo.
    Pontos positivos

    Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem.
    Críticas ao neoliberalismo

    Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.
    Nessa economia competitiva ,somente uma mistura de habilidade e sorte individuais poderá determinar a posição das pessoas na escala de rendas e riquezas,onde as causas da desigualdade são atribuídas a sorte e não as condições estruturais da sociedade, que surgem do modo de produção capitalista.Acreditam que não há igualdade social,pois todos os seres são desiguais e não aceitam nada que possa arriscar ou mudar essa ordem ‘natural das coisas’.Para demonstrarem que são bonzinhos e acalmar a população faminta e revoltada com a pobreza e desigualdade social ,a classe dominante juntamente com apoio do Estado( que existe somente para atender os interesses da classe dominante)monta instituições e fundações de beneficência e caridade para mostrar sua generosidade privada.
    No Neoliberalismo há um modelo totalmente individualista onde ocorre uma guerra de todos contra todos ,onde ao invés de usar armas para eliminar o inimigo,usam o mercado para submeter-lo ,assim não há dor na consciência pois o que se cumpre é a lógica da natureza : O que vence é o mais capaz.

    Bibliografia
    WWW. suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.
    Bianchetti,Roberto G.Modelo neoliberal e políticas educacionais.3ª edição.São Paulo:Cortez,2001.

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