sexta-feira, 23 de julho de 2010

A DANÇA DA ALMA



A dança originou-se na África como parte essencial da vida nas aldeias. Ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal.


Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em torno dos bailarinos.


Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança: nascimento, morte plantio, colheita, caça, guerras, galanteios, casamentos, iniciação e trabalho.


As danças africanas variam muito de região para região, mas a maioria delas tem ceras características em comum.


Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar mascaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos.


São apresentadas através de sons e músicas regionais, que enriquecem os movimentos, dando maior entusiasmo aos ritmos.

As tradições das danças estão diretamente legadas ao teatro, às misturas de sons e aos próprios movimentos. Danças que apresentam lutas pessoais, que contam a tradição dos mineradores, os ritmos tribais etc.


Video de apresentação de Dança Africana



  • www.africadosul.org.br

  • www.brasilescola.com

  • www.unicruzeiro.org.br



Andrea Maria de Azevedo.

RA 1012386.

Um comentário:

  1. Eu acho muito bonito a dança, a expressão do movimento do corpo .Através da dança você expressa seus sentimentos.Da-me a impressão que durante a dança a pessoa se sente como flutuando no ar
    Vilma Amalia Scavacini de Oliveira Azzali RA 1012739..

    ResponderExcluir