sábado, 24 de julho de 2010

A educação no ambiente hospitalar

O atendimento escolar no ambiente hospitalar e a educação inclusiva são duas temáticas que estão inseridas nas discussões atuais da educação. O atendimento escolar no ambiente hospitalar é efetivado na classe hospitalar, que segundo a Política Nacional de Educação Especial (1994), garante acompanhamento educacional a crianças e jovens em situação de risco, como é o caso da internação ou tratamento hospitalar, uma vez que a hospitalização determina restrições às relações de convivência, às oportunidades sócio-interativas escolares, ou seja, compromete a relação com colegas e as relações de aprendizagem mediadas pelo professor e a exploração intelectual dos ambientes de vida social. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se o acompanhamento pedagógico realizado na classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria/HUSM cumpriu a função de facilitador no processo de inclusão de um aluno pós-hospitalizado no âmbito escolar.

METODOLOGIA

Para tanto, foi realizado um estudo de caso de um aluno pós-hospitalizado, que freqüentou a classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria no período de 2000 a 2004 e que estava incluído na quinta-série de uma escola estadual do município de Santa Maria. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras da escola que atuaram junto ao aluno durante as fases de início, manutenção e término do tratamento de saúde e com a professora da classe hospitalar do referido aluno.

RESULTADOS

Assim, percebemos que o acompanhamento pedagógico realizado na classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria revelou ser um modelo a ser seguido por outros hospitais, uma vez que demonstrou o cumprimento de seu papel como facilitador no retorno a escola do aluno pós-hospitalizado, quando muitas vezes essa inclusão na escola após o confinamento hospitalar é um processo de difícil adaptação da criança do ponto de vista cognitivo e social.

CONCLUSÕES

Por tudo isso, afiançamos que o acompanhamento pedagógico oferecido pela classe hospitalar durante o tratamento de saúde foi de extrema importância, pois permitiu que o aluno, mesmo impossibilitado de freqüentar a escola, continuasse a estudar e acompanhar sua turma a partir dos materiais enviados pela escola. O aluno ao retornar a escola, apresentou facilidade de readaptação tanto escolar quanto social, pois não foi privado dos conteúdos escolares e dos relacionamentos afetivos durante a internação hospitalar, tendo a oportunidade de estabelecer novos vínculos de amizades no hospital, o que refletiu positivamente na reintegração com o grupo escolar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar P, 2002.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Livro 01/Secretaria de Educação Especial, 1994.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: introdução. Brasília: MEC, SEESP, 2004.
CECCIM, Ricardo Burg & FONSECA, Eneida Simões da. Classe hospitalar: buscando padrões referenciais e atendimento pedagógico-educacional à criança e ao adolescente hospitalizado. Revista Integração: diversidade na educação. Brasília. Ano 9 - nº 21, p. 31-40, 1999.
FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. 2003.
LÜDKE, Menga & ANDRE, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 1993

VANESSA DE FREITAS TARDOQUE
RA. 1013183

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