sábado, 17 de julho de 2010

Alfabetização atravês de fonemas.

Ensinar o aluno a distinguir diferenças sonoras entre letras e silabas evitando muitos erros na hora de escrever e despertar nele o prazer e o interesse pela leitura. Esses são alguns objetivos do Recriar, um método inédito de alfabetização através de fonemas e grafemas criados pela psicopedagoga Norma Rodrigues.

"Notei no decorrer da pesquisa, que as crianças não sabiam fazer distinção sonora de letras, por isso acabavam escrevendo errado,"conta ela. Assim Norma concluiu que o erro ortográfico estava na falha fonológica, já que a criança escreve como escuta. E decidiu optar pelo alfabeto fonológico em vez de adotar o alfabeto de letras para alfabetizar, associando o ato de ler ao de ouvir e o de escrever ao falar.

Seguindo a lógica do processo da fala, a alfabetização através do Recriar começa pelos fonemas mais simples, que tem uma representação única por escrito. De acordo com a metodologia, a criança deixa de se preocupar com a letra, passando a prestar a atenção ao som que ela precisa fazer. Em seguida desenvolve naturalmente a representação desse som por escrito. " Quando a criança descobre que a base é sempre a mesma e só muda o par de fonemas, o estudo vira um jogo para ela," compara Norma. Depois de aprendidos alguns fonemas, a garotada passa para a representação gráfica, ou seja, para os grafemas.
Vale apena tentar!
(Texto retirado do artigo: "Pedagogo Brasil.")
Sabrina Carvalho Costa. RA 1012516

Nenhum comentário:

Postar um comentário