domingo, 11 de julho de 2010

Revolução Constitucionalista

Feriado 9 de julho,alguém sabe o significado?


Após o episódio da manifestação estudantil, em repúdio ao regime ditatorial, em 23 de maio de 1932 civis e militares planejam uma revolução para restaurar a democracia no Brasil. Nessa data acontece o trágico fato considerado como o estopim da Revolução Constitucionalista: a morte dos quatro estudantes - Euclides Burno Miragaia, Mário Martins de Almeida, Dráuzio Marcondes de Souza e Antonio Américo Camargo Andrade, na história citados como MMDC.
O dia 9 de julho de 1932 é a data que marca início da Revolução Constitucionalista (Revolução de 1932 ou Guerra Paulista) que foi um movimento armado ocorrido no estado de São Paulo.
Esta revolução tinha como objetivo derrubar o governo de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
Atualmente o dia 9 de julho é a data cívica mais importante do estado de São Paulo,pois os paulistas consideram este o maior movimento cívico de sua história.
Esta foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas,e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.
Foram 87 dias de combate (9 de julho a 4 de outubro),foi curta porém muito profunda e dolorosa pois Getúlio despejou sua força militar sobre os revolucionários,podemos constar um saldo de 934 mortos oficialmente,embora as estimativas não oficiais sejam de até 2200 mortes.
São Paulo,depois da revolução de 1932,voltou a ser governado por paulistas e dois anos depois uma nova constituição foi promulgada – a Constituição de1934.

Espero que tenham gostado!

Arlete RA1012757

Um comentário: