domingo, 11 de julho de 2010

Simplesmente um depoimento

Simplesmente um depoimento...

Ideologia? Ah! Quantas idéias vieram em minha mente com esta palavra. Terá sido um pretexto para descortinar conhecimentos ou mudanças? Trata-se de mudanças, que tiveram início com Bertrand Russell; no meio a "batalha de idéias" com Gramsci e o "capital cultural" de Pierre Bourdieu. Para finalizar fora necessário compreender que sou parte e sujeito do neoliberalismo e ter essa consciência é fundamental para ser educadora na construção de uma sociedade mais justa e mais humana.
Esse mix de conhecimentos e possibilidades de mudanças foram desfragmentados com a pedagogia freireana.
Preciso salientar a importância do viés interdisciplinar que o curso propôs nesta etapa com as diferentes disciplinas, pois também tiveram uma fatia de importância neste novo ser que acabou de embrionar-se, mas a fertilidade veio mesmo com a organização das teorias e didáticas provocativas do docente de Sociologia da Educação.
Talvez eu estivesse esperando exatamente, este elixir, de fundamentos sociológicos para qualificar minha cognição e estimular as mudanças pessoais necessárias, neste momento da vida. Por isso, as outras disciplinas tiveram um papel complementar.
Sou grata a todos os professores e aos colegas da sala pelo carinho e colaboração, especial agradecimento ao amigo Luís Carneiro pela paciência e calorosos debates, sem hora marcada, que muito tem contríbuido para processar os conteúdos das aulas e evocar às mudanças.
Ana Lúcia Seixas
RA 1012501

2 comentários:

  1. Muito bem Ana, agora que temos a conscientização é colocarmos mãos à hobra, não podemos ficar parados vendo a vida passar sem transformar... um grande abraço tenho orgulho de ser sua colega de sala...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,

    Concordo com você, hoje consigo ter uma visão diferente de mundo, graças as informações obtidas até aqui, creio que ainda temos muito com o que nos surpreender.

    Andréa Azevedo.

    ResponderExcluir