domingo, 7 de novembro de 2010

As Pioneiras nos Tribunais

Mesmo em funções antes consideradas estritamente masculinas, as mulheres ganham espaço. Na Justiça, tal evolução tem sido emblemática nos últimos anos.

Em 2000, pela primeira vez uma mulher assumiu o cargo de ministra na corte máxima do país. Ellen Gracie não só foi a pioneira no Supremo Tribunal Federal como chegou a exercer a presidência da casa e também do Conselho Nacional de Justiça.

Membro da Associação Internacional de Mulheres Juízas (AWJ, da sigla em inglês), ela presidiu alguns dos julgamentos mais importantes do Brasil e atuou no Tribunal Superior Eleitoral. Não é, porém, a única a quebrar tabus e exercer cargos antes considerados exclusivamente masculinos.

Nesse sentido, talvez a história da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha seja até mais significativa. Trata-se da primeira ministra no Superior Tribunal Militar. Desde que foi criado, em 1808, até a nomeação da ministra em 2007, o órgão foi exclusivamente formado por homens, predominantemente militares. Hoje ela é a única mulher em uma corte formada por almirantes, generais e brigadeiros.

“Deus me consagrou a graça de ser a primeira ministra do Superior Tribunal Militar. Tenho consciência que minha chegada ao Tribunal é resultado da luta de todas as mulheres brasileiras”, resumiu a ministra em discurso ao receber o título de “Cidadã Paraibana”, em agosto, na Assembléia Legislativa.

Postado pelo Grupo 3:

Andrea Maria de Azevedo - RA 1012386
Elaine Gomes de Souza - RA 1014833
Erinalva Vieira Ribeiro dos Santos - RA 1012048

2 comentários:

  1. gostei do conteudo do grupo 3,porque mostram a mulher se sobresaindo no campo de trabalho onde só os homens tinham oportrunida,as mulheres deixaram de ser sexo fragil para serem mulheres guerreiras....

    ResponderExcluir
  2. Muito legal que as mulheres cheguem aos seus objtivos.
    nalva

    ResponderExcluir