domingo, 7 de novembro de 2010

Poder Feminino

Mulheres se destacam em funções antes tidas como masculinas, ganham espaço
no mercado de trabalho e mostram que podem brilhar tanto quanto os homens.

Elas são empresárias, como Cristiana Arcangeli (foto), juízas, policiais e diretoras de cinema. Tomam decisões que afetam a vida de milhões, assumem responsabilidades sobre verbas públicas e ditam rumos e tendências. Ficou para trás o tempo em que se pensava que as mulheres deveriam ficar restritas ao lar, cuidando da casa e da família. É cada vez maior a participação feminina no mercado de trabalho, na sociedade civil e em cargos públicos antes restritos aos homens. O Brasil mudou e a igualdade de gênero é um dos sinais do amadurecimento da sociedade como um todo.

Dados das últimas Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNADs) não deixam dúvida sobre tais avanços e talvez o aspecto mais marcante de tal evolução em curso no País sejam os números referentes à educação. Tanto no campo quanto na cidade as mulheres estudam mais do que os homens. Nos centros urbanos, enquanto elas passam 9 anos em média nas escolas, eles ficam 8.

Nas áreas rurais elas estudam por 4,9 anos, enquanto eles mantêm uma média de 4,2 anos. Nas universidades a produção acadêmica está cada vez mais na mão delas. Em 10 anos a superioridade numérica só aumentou. Se em1997 havia 53,6% de mulheres para 46,4% de homens cursando uma faculdade, em
2007 a proporção passou a ser de 57,1% contra 42,9%.
Quem estuda o assunto, porém, alerta que mesmo com tantos avanços tal amadurecimento ainda não está concluído. “As mulheres ampliaram muito a participação no mercado de trabalho e estão de fato ocupando postos novos, assumindo funções de direção, ganhando representatividade.



Postado pelo Grupo 3:

Andrea Maria de Azevedo - RA 1012386
Elaine Gomes de Souza - RA 1014833
Erinalva Vieira Ribeiro dos Santos - RA 1012048



6 comentários:

  1. As mulheres estão mostrando que são tão boas quanto aos homens, tão inteligentes que eles.
    Abraços Vilma Amalia S.O.Azzali RA1012739.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reportagem,é sempre bom nós mulheres ver novamente as nossa grandes conquistas.Muito há para conquistar,mas vamos conseguir.


    clhilyane ra 1014278

    ResponderExcluir
  3. O grupo 3 postou um conteúdo referente a mulher,é um ser especial,que merece novas oportunidade que homens não deixam.
    Viva a mulher brasileira.

    Priscila RA1012072

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz qdo uma mulher consegue atingir seus objetivos, o mercado de trabalho e muito concorrido e as vezes e desleal quando se trata das mulheres
    nalva.

    ResponderExcluir
  5. Antigamente as mulheres eram submissas aos seus maridos, não trabalhavam para fora apenas cuidavam da casa e dos filhos. Atualmente as mulheres desenvolvem atividades semelhantes aos homens e com a mesma qualidade.
    Maria Ivone de Barros RA 1012740

    ResponderExcluir
  6. sE OLHARMOS COM MAIS PROFUNDIDADE QUAL VISÃO APARECE?

    ResponderExcluir