quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Exposição

Sonia Guggisberg expõe Fundo

Obra inédita dá origem à um espaço construído por imagem, luz, som e movimento no Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Até 30 de janeiro de 2011 - visitação aberta ao público 24 horas

O Centro Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos expõe ate o dia 31 de janeiro de 2011 a obra site specific da artista paulistana Sonia Guggisberg. Intitulada Fundo, a obra ocupa o hall de entrada edifício principal do Complexo Hospitalar.
Fundo é a construção de novo espaço através da adesivagem de imagens fotográficas de um fundo de piscina que recobrem a totalidade do espaço expositivo original. Imerso na obra, o público fica suspenso da ilusão contemporânea da mobilidade constante.
A sonorização da obra foi feita a partir da gravação da ambiência normal do hospital, porém transformada em ambiência submersa. O som de que se escuta é de fato o som do fundo da água. Sonia propõe um paradoxo: é um site specific onde imagens flexíveis da superfície adesivada amolecem a estrutura arquitetônica do prédio, desestabilizando o ambiente. É uma simulação que dá mobilidade ao espaço, oferecendo ao publico a sensação de esperar em um local onde não se poderia ficar se fosse real.
“Respirar no fundo tranqüilo de uma piscina é impossível, mas quem não gostaria?”, brinca a artista, que propõe uma nova forma de se pensar o espaço.
A instalação integra de uma série de trabalhos do projeto (I)mobilidade,desenvolvido pela artista desde 2007. Nesse projeto, os nadadores retratados têm seus movimentos contidos pelo confinamento numa piscina, por uma força contrária, uma situação sem saída. Nadam até a exaustão sem ir a lugar algum, nadando contra a corrente ou ficando presos e confinados. O projeto reúne trabalhos como este, que trata da ilusão contemporânea de mobilidade constante, porém realizado num ambiente novo

Um comentário:

  1. É muito bonito e gratificante ver os trabalhos de outras pessoas,mostrando tudo de bonito que ela pode transmitir as outras pessoas.Muitas vezes sentimos e não conseguimos transmitir o que temos de bonito dentro de nós.
    VILMA AMALIA S.O AZZALI RA1012739.

    ResponderExcluir