sábado, 25 de dezembro de 2010

Ser Educador


O importante como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo em que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.
Ao educar, tornamos visíveis nossos valores, atitudes, idéias, emoções. O delicado equilíbrio e síntese que fazemos no dia a dia transparecem nas diversas situações pedagógicas em que nos envolvemos. Da mesma forma, educadores com credibilidade e uma visão construtiva da vida contribuem muito para que os alunos se sintam motivados a continuar, a querer aprender, a aceitar-se melhor.
O educador é um ser complexo e limitado, mas sua postura pode contribuir para reforçar que vale a pena aprender, que a vida tem mais aspectos positivos que negativos que o ser humano está evoluindo que pode realizar-se cada vez mais. Pode ser luz no meio de visões derrotistas, negativistas, muito enraizadas em sociedades dependentes como a nossa.
O educador é um testemunho vivo de que podemos evoluir sempre, ano após ano, tornando-nos mais humanos, mostrando que vale a pena viver.
O que é importante para ser professor hoje
Algumas diretrizes são importantes para o professor que quer ser excelente profissional:
• Crescer profissionalmente, atento a mudanças e aberto à atualização.
• Conhecer a realidade econômica, cultural, política e social do país, lendo atenta e criticamente jornais e revistas impressos e na Internet.
• Participar de atividades e projetos importantes da escola
• Escolher didáticas que promovam a aprendizagem de todos os alunos, evitando qualquer tipo de exclusão e respeitando as particularidades de cada aluno, como sua religião ou origem étnica.
• Orientar a prática de acordo com as características e a realidade dos alunos, do bairro, da comunidade.
• Participar como profissional das associações da categoria e lutar por melhores salários e condições de trabalho.
• Utilizar diferentes estratégias de avaliação de aprendizagem — os resultados são a base para você elaborar novas propostas pedagógicas. Não há mais espaço para quem só sabe avaliar com provas.
A comunicação autêntica estabelece conexões significativas na relação com o outro. Desarma as resistências e provoca, geralmente, uma resposta positiva, ativa, e desarmada dele. Em contrapartida, a comunicação agressiva gera reações semelhantes no outro e pode complicar todo o processo subseqüente. É importante termos mais e mais pessoas na sociedade e especificamente na educação que sejam capazes de relacionar-se de forma aberta com os outros, que facilitem a comunicação com os colegas, alunos, administração e famílias. Pessoas maduras emocionalmente, que saibam gerenciar os conflitos pessoais e grupais; que tenham suficiente flexibilidade para compreender diferentes pontos de vista, e intuição para aproximar-se de forma adequada a diferentes pessoas e formas de viver.
[2] Adaptado de Denise PELLEGRINI. O ensino mudou e você?. Revista Nova Escola. Ed. 131, abril, 2000. Disponível em:http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/131_abr00/html/cresca.htm
Este texto meu foi publicado no livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, p. 73-86.
Encontramos esse texto no site: http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafios.htm
Adriana Pereira RA 1012071 ,Clhilyane santos RA 1014278,Renata Aparecida RA 1014249 ,Stephani Ricaldoni RA 1012747, Thais Persico RA 1012172.

Esperamos que todos gostem e principalmente leiam e reflitam sobre o assunto.

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