sábado, 25 de dezembro de 2010

Ser Educador


O importante como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo em que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.
Ao educar, tornamos visíveis nossos valores, atitudes, idéias, emoções. O delicado equilíbrio e síntese que fazemos no dia a dia transparecem nas diversas situações pedagógicas em que nos envolvemos. Da mesma forma, educadores com credibilidade e uma visão construtiva da vida contribuem muito para que os alunos se sintam motivados a continuar, a querer aprender, a aceitar-se melhor.
O educador é um ser complexo e limitado, mas sua postura pode contribuir para reforçar que vale a pena aprender, que a vida tem mais aspectos positivos que negativos que o ser humano está evoluindo que pode realizar-se cada vez mais. Pode ser luz no meio de visões derrotistas, negativistas, muito enraizadas em sociedades dependentes como a nossa.
O educador é um testemunho vivo de que podemos evoluir sempre, ano após ano, tornando-nos mais humanos, mostrando que vale a pena viver.
O que é importante para ser professor hoje
Algumas diretrizes são importantes para o professor que quer ser excelente profissional:
• Crescer profissionalmente, atento a mudanças e aberto à atualização.
• Conhecer a realidade econômica, cultural, política e social do país, lendo atenta e criticamente jornais e revistas impressos e na Internet.
• Participar de atividades e projetos importantes da escola
• Escolher didáticas que promovam a aprendizagem de todos os alunos, evitando qualquer tipo de exclusão e respeitando as particularidades de cada aluno, como sua religião ou origem étnica.
• Orientar a prática de acordo com as características e a realidade dos alunos, do bairro, da comunidade.
• Participar como profissional das associações da categoria e lutar por melhores salários e condições de trabalho.
• Utilizar diferentes estratégias de avaliação de aprendizagem — os resultados são a base para você elaborar novas propostas pedagógicas. Não há mais espaço para quem só sabe avaliar com provas.
A comunicação autêntica estabelece conexões significativas na relação com o outro. Desarma as resistências e provoca, geralmente, uma resposta positiva, ativa, e desarmada dele. Em contrapartida, a comunicação agressiva gera reações semelhantes no outro e pode complicar todo o processo subseqüente. É importante termos mais e mais pessoas na sociedade e especificamente na educação que sejam capazes de relacionar-se de forma aberta com os outros, que facilitem a comunicação com os colegas, alunos, administração e famílias. Pessoas maduras emocionalmente, que saibam gerenciar os conflitos pessoais e grupais; que tenham suficiente flexibilidade para compreender diferentes pontos de vista, e intuição para aproximar-se de forma adequada a diferentes pessoas e formas de viver.
[2] Adaptado de Denise PELLEGRINI. O ensino mudou e você?. Revista Nova Escola. Ed. 131, abril, 2000. Disponível em:http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/131_abr00/html/cresca.htm
Este texto meu foi publicado no livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, p. 73-86.
Encontramos esse texto no site: http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafios.htm
Adriana Pereira RA 1012071 ,Clhilyane santos RA 1014278,Renata Aparecida RA 1014249 ,Stephani Ricaldoni RA 1012747, Thais Persico RA 1012172.

Esperamos que todos gostem e principalmente leiam e reflitam sobre o assunto.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Recomendamos




Este é um bom livro onde explica varias técnicas de como o nosso cérebro humano funciona e como podemos lidar com o nosso comportamento dia a dia. Fica muito clara a forma de alocações de informação em nosso cérebro.
Se almejar mudar alguns aspectos da sua vida, vai encontrar neste manual uma ótima ferramenta que vai ajudá-lo a alcançar a qualidade de vida que deseja e também a controlar não só a sua vida pessoal, mas também a profissional. Segundo o autor, basta concentrar-se no poder da sua mente para conseguir fazer, conquistar e criar tudo o que quer para a sua vida. Anthony Robbins, que já treinou a motivação de desempenho de chefes de estado, membros de famílias reais, atletas olímpicos e estrelas de cinema, ensina, a passo a passo, como conseguir um desempenho ótimo e como alcançar a independência financeira.
Vale a pena a leitura desse livro, nós recomendamos a todos aqueles que têm como objetivo ir alem dos limites de seus conhecimentos.
Grupo 5: Belarmina, Denise, Edna, Júlia, Sabrina, Vanessa
Dicas de Sites




http://www.mundosites.net/
Inclui vários sites de literatura brasileira, portuguesa e também sites de escritores que fizeram a diferença na na nossa literatura.

http://www.vidaslusofonas.pt/machado_de_assis.htm Link muito legal que fala sobre a vida e obra de Machado de Assis, nosso autor mais comentado do momento, rsrs...
www.esquina.cjb.net
Bom site com estudos literários sobre Rachel de Queiroz, Machado de Assis, José de Alencar e Modernismo (22 autores brasileiros).
www.cultura.sp.gov.br
Site básico! Contém toda a agenda cultural de São Paulo, para as nossas horinhas complementares!

E claro, dois sites que eu sempre acesso e não tem a ver com Pedagogia, mas são legais demais! ( ao nosso ver, claro!)

contigo.abril.com.br/blog/lala/ Site sobre moda e tendências!

maofeita.com.br As cores de esmalte que são febre no momento! Ensina a fazer e pintar as unhas também, para aquelas que não tem muita prática!

Esperamos que gostem!
Grupo 5: Belarmina, Denise, Edna, Júlia, Sabrina e Vanessa
Dica cultural

Exposição “Agua na Oca”




A mostra na oca do parque Ibirapuera recria o oceano, imagens e movimentos de seres que habitam o mar. É um tour guiado pelos organizadores, para que a população aprenda sobre o melhor consumo da água.

Local Pavilhão Lucas Garcez – Oca – Parque do Ibirapuera
Endereço Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Ibirapuera
Indicação Pedagógica A classificação etária é livre.
Temporada para Escolas 24 de Novembro de 2010 a 08 de Maio de 2011
Horario 9h, 10h40, 13h30 e 15h10.
Observação -

Mais informações nos sites http://www.divertecultural.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=89&catid=35&Itemid=76

http://www.aguanaoca.com.br/

GRUPO 5
BELARMINA, DENISE, EDNA, JULIA, SABRINA, VANESSA

ATIVIDADE DE LEITURA SIGNIFICATIVA

ATIVIDADE DE LEITURA SIGNIFICATIVA

De acordo com SMITH, 1999, “Leitura significativa”, a leitura não exige de nossos olhos nada que eles já não façam quando olhamos ao redor de uma sala. A leitura não exige nenhuma habilidade linguística que não tenha sido demonstrada na compreensão da fala. E aprender a ler não envolve nenhuma habilidade especial de aprendizagem. As crianças são aprendizes altamente habilitados e experientes, embora seja possível que o tipo de instrução as deixe confusas. A linguagem escrita deve ter sentido e utilidade para as crianças que estão lutando para aprender a ler.
As crianças se tornam leitoras, quando elas estão comprometidas em situações nas quais a linguagem escrita é usada de maneira significativa, assim como ela aprende a linguagem falada quando estão em contato com pessoas que usam a fala de maneira significativa. A aprendizagem da leitura é apenas a tentativa de dar sentido ao que se lê, e o esforço para ensinar a ler, portanto, é apenas o de tornar aquela tarefa interessante e compreensível.(SMITH, 1999).

Para que uma criança aprenda a ler, não é necessário muito esforço, basta que tenha motivação. É neste sentido que o adulto, precisamente o professor, deve agir de modo consciente. SMITH, 1999 diz que a disponibilidade de material interessante que faça sentido para o aluno e a orientação de um leitor experiente e compreensivo como guia são os dois requisitos básicos para a aprendizagem da leitura.

Segundo Delia Lener, não é fácil articular a teoria construtivista com as exigências institucionais, é preciso criar novos modos de controlar a aprendizagem conciliando os objetivos dos alunos. Existem várias formas de projetos capazes de divertir os alunos tornando a leitura satisfatória e ao mesmo tempo transmitir conhecimentos. Uma destas formas é o exemplo de um projeto realizado com uma turma de segunda série cujo objetivo era a produção de uma fita cassete contendo poemas, com o propósito de compartilhar com outros, algo de que goste e tendo como destinatários um grupo de jardim da infância da Escola e Biblioteca Falada, para cegos.
As ações eram as seguintes: discussão e elaboração do projeto com os alunos; seleção dos poemas para gravar; leitura dos poemas selecionados pela professora e pelos alunos; escolha dos poemas pelos alunos para ler e gravar; escuta dos poemas pelos alunos e troca de impressões; apresentação de pesquisa sobre os autores dos poemas escolhidos; leitura de outros poemas favoritos pelos alunos e pela professora. Após a organização das tarefas e escolha dos poemas a serem gravados, formaram-se duplas de alunos que interagiram e decidiram qual integrante gravaria o poema escolhido, estudaram em casa com ajuda da família, realizaram audição de poetas e declamadores, ensaiaram, escutaram, analisaram, decidiram modificações e revisaram as gravações. Após a realização das tarefas as demais duplas escutaram as gravações e trocaram sugestões. Consideraram as sugestões dos colegas e da professora e regravaram a fita cassete. Após ser analisada novamente pelo grupo da classe a gravação foi concluída. Em seguida, redigiram uma carta para o destinatário apresentando a fita cassete e solicitando críticas construtivas.
Foram alcançados todos os propósitos e objetivos do projeto de aprendizagem, realizando um intenso contato com textos de um mesmo gênero. Os alunos obtiveram conhecimento sobre poemas e poetas. Ouvir as declamações da professora, de poetas e declamadores, fez com que desfrutassem do gênero literário e adquirissem um valor específico. As repetições animadas dos ensaios, as autocorreções e sugestões infinitas dos ouvintes propiciaram-lhes um avanço considerável como “leitores em voz alta”.
Postado pelo Grupo 5:
Belarmina, Denise, Edna, Júlia, Sabrina e Vanessa